Contar com um texto de qualidade e bem feito faz toda a diferença para você conquistar uma vaga na faculdade.
É fato que o Enem 2024 já está batendo em nossa porta, e não se pode deixar de lado a responsabilidade que este processo de seleção nos exige, já que é a hora mais do que nunca de estudar para um dos processos de seleção mais concorridos e importantes do ano.
A edição de 2020 do Enem irá acontecer em dois domingos seguidos, a partir disso, os candidatos irão realizar a sua redação já no primeiro dia. Esta avaliação é uma das provas mais importantes do vestibular, que aumentam de forma significativa as chances de candidatos mandarem bem nos textos, e ainda conquistar uma vaga em universidades públicas ou privadas.
Não existe quem seja mestre em redação sem um bom treino. Para que se possa chegar a textos perfeitos, é fundamental que exista o foco, e a disciplina para que se pratique diversos temas que poderão cair na hora de realizar a prova Enem 2024. Para se ter ideia, são mais de 7 milhões de candidatos inscritos, e você precisa estar preparado para enfrentar toda essa gente, fazendo o melhor na redação.
O pensamento crítico é um ponto chave para ter sucesso na redação do Enem. Apesar disto, ele pode ser um verdadeiro tiro no pé se não for bem utilizado, saiba mais como desenvolver seu pensamento crítico, e arrasar nas provas do Enem.
O que é o pensamento crítico em uma redação?
Em uma redação, o pensamento crítico é fundamental para que você exponha a sua opinião, desde que respeite os preceitos do Enem e tenha fundamento em sua opinião. Esta é uma forma de pensarmos sobre uma pergunta de forma que nos permita quebrar situações em diversos pedaços, revelando assim as questões escondidas e ainda nos auxiliando a tomar a melhor partida.
Ter pensamento crítico em redações é algo fundamental para que possamos escolher o melhor curso para que prestemos vestibular. Veja em seguida algumas dicas que podem lhe ajudar neste sentido.
Comece com a formulação de perguntas
É fundamental que você comece sabendo o que procura. A escolha do curso de faculdade por exemplo, e tudo o que envolve isso exige de você um bom pensamento crítico, facilitando assim o conhecimento que você terá na sua área. Cada situação exige que você tenha um tipo de pensamento crítico, como por exemplo, estudar em um campus longe de sua cidade, para fazer um curso que tem afeição.
No caso da redação, invista na compactação de informações
Todos os dias recebemos uma série de informações por jornais, revistas, portais de entretenimento, Facebook, Whatsapp, entre uma série de outras coisas, saber corretamente a pergunta que deve ser feita sobre o assunto, irá auxiliar você na resposta a decidir o que será relevante.
No caso de você pensar em escolher uma área dentro da Medicina por exemplo, mas não sabe qual será a melhor, é interessante buscar pessoas de diversas especializações, e questionar suas opiniões sobre o assunto, sempre procurando formar uma própria depois, é assim que deve funcionar os pensamentos críticos para a redação do Enem.
As informações colhidas anteriormente, por sua prática de pesquisa, e o dia a dia, permitem que você coloque em prática seus pensamentos. Procure entender melhor que tipos de questões estão sendo desenvolvidas, o que você irá assumir com este tipo de informação, se a sua interpretação faz sentido ou não, entre outras coisas.
Além disto, procure considerar as consequências, é sempre importante apontar pontos de vista no Enem na redação, mas não impor isto a outras pessoas, desta forma você irá ter uma melhor qualidade em seu texto, e terá destaque em sua nota final.