A aposentadoria é um dos benefícios mais importantes que o brasileiro possui, afinal, é a única garantia de uma vida financeira mais tranquila na terceira idade. Para muitos contribuintes, a alíquota referente irá proporcionar a aposentadoria básico e por isso, quem está contribuindo já quer saber como é possível aumentar o valor a ser recebido. Para entender essa e outras questões, leia as informações a seguir:
Quanto vou pagar?
É interessante para você descobrir antes quanto paga e quanto irá receber pelo seu benefício. Para tanto, você deve identificar qual a sua alíquota de contribuição.
Se você é um trabalhador regular, ou seja, recebe um salário mínimo pelo seu serviço, estará contribuindo mensalmente com 7,5% da sua remuneração junto ao INSS.
Esse percentual é muito variável e é proporcional ao salário do trabalhador. Quem recebe cerca de R$2.000 por mês estará recebendo um desconto entre 7,5% a 8,25%.
Enquanto isso, os salários próximos a R$3.000 representam uma alíquota de 8,25% a 9,5%, podendo aumentar de acordo com a remuneração.
Esse sistema de alíquotas proporcionais foi instalado recentemente e por isso, nem todos os trabalhadores brasileiros estão atentos ao desconto do INSS.
Quem ainda tem dúvidas quanto ao assunto, deve conferir o Teto INSS 2021 para saber com mais precisão qual o percentual do INSS a ser descontado do seu salário mensal.
Como aumentar a aposentadoria?
Como você conferiu, a alíquota de contribuição do INSS é proporcional e varia de acordo com o salário dos trabalhadores contribuintes do instituto.
Se você conferiu recentemente a sua tabela INSS 2021 e identificou que o seu benefício não será equivalente ao que você esperava, é interessante afirmar que você pode aumentar a sua aposentadoria.
Como esse é um benefício proporcional, para aumentar o valor a ser recebido posteriormente é necessário aumentar a sua alíquota de contribuição.
Você pode contribuir de forma independente redigindo um pedido oficial na própria instituição, basta levar os documentos necessários e realizar a solicitação.
Se você pretende se aposentar através do INSS, é interessante observar o tempo mínimo de prestação de serviço, pois ele não garante o recebimento de 100% da aposentadoria.
Para o valor total, o trabalhador precisa cumprir um limite superior ao tempo mínimo previsto, portanto, verifique as suas contribuições no sistema do INSS e esteja atento!
Uma outra dica, é contribuir com uma Previdência Privada voluntária, garantindo a sua aposentadoria de forma mais flexível e com as condições que se adequam às suas prioridades.